top of page

O que é a Nutrição Comportamental?

É uma abordagem diferente da nutrição tradicional, a qual considera todos os aspectos da alimentação (aspectos emocionais, fisiológicos, sociais, culturais, afetivos, entre outros), tendo um olhar não somente no O QUE e no QUANTO se come, mas também e principalmente no COMO e no PORQUE se come.

 

Assim objetivo dessa linha é que o indivíduo melhore a sua relação com a comida, aprenda comer com prazer e equilíbrio através de uma mudança real e consistente do comportamento alimentar.

Como funciona a primeira consulta? E os retornos?

A primeira consulta é o momento para que o nutricionista possa te conhecer melhor, aonde vocês irão conversar bastante sobre o teu histórico de saúde, os teus hábitos alimentares, quais são os teus objetivos e maiores desafios em relação a sua alimentação hoje.
 

Os atendimentos são feitos através de uma escuta ativa, sem julgamentos em um ambiente acolhedor e seguro em que você poderá se sentir à vontade e confiante para me contar sobre a sua história, suas dores e dificuldades.
 

A orientação nutricional é feita com foco no comportamento alimentar, abordagem pela qual possui olhar mais gentil e humanizado sobre as suas necessidades. Nesse tipo de abordagem não é feita a prescrição de dietas ou cardápios, tornando o processo de mudança muito mais flexível, fácil de seguir e sustentável a longo prazo.

 

Trabalharemos com a elaboração de metas, definidas em conjunto (paciente e profissional) que sejam possíveis de serem aplicadas na sua rotina. Além disso, são utilizadas outras técnicas para complementar o atendimento, como técnicas da terapia cognitiva comportamental, da entrevista motivacional, do coaching, do comer intuitivo e do mindful eating (comer com atenção plena).
 

A primeira consulta tem duração de aproximadamente 1h30min e os retornos 1h.

Os 12 Benefícios do Atendimento

com foco no Comportamento Alimentar

  1. Abordagem biopsicossocial, ou seja, que leva em consideração os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que compõem a alimentação;

  2.  Metas aplicáveis e flexíveis a sua rotina;

  3. Mudança de hábitos que sejam sustentáveis a longo prazo;

  4. Não há necessidade de passar fome, fazer dietas restritivas ou retirar alimentos da alimentação;

  5. Aprende a se reconectar com o corpo, utilizando os instintos de fome, saciedade e satisfação para se alimentar, e assim dar ao seu corpo os nutrientes necessários;

  6. Aprende a comer com prazer, sem medo e sem culpa;

  7. Entende e aprende a lidar com o comer emocional;

  8. Conquista sua autonomia alimentar;

  9. Aprende a desenvolver uma boa relação com a comida e com o corpo;

  10. Desenvolve sua autoestima e autoconfiança;

  11. Não foca no peso (consequência do tratamento);

  12. Ajuda no tratamento de transtornos alimentares e no comer transtornado.

Para quem é esse tipo de Abordagem?

- Para quem está cansado(a) de fazer dietas ou restrições alimentares e viver no efeito sanfona;

- Para quem sofre de um Comer Transtornado ou possui algum Transtorno Alimentar (anorexia, bulimia, transtorno da compulsão alimentar ou outro);

- Para quem deseja ter uma relação mais tranquila, equilibrada e pacífica com a comida;

- Para quem deseja fazer as pazes com o próprio corpo e recuperar a autoestima e autoconfiança;

- Para quem deseja aprender a comer de tudo, utilizando uma abordagem sem dietas, se reconectando com o próprio corpo;

- Para todos aqueles que estejam dispostos a olhar e pensar sobre a própria alimentação, além dos aspectos nutricionais e calorias, e desejam, portanto, se autoconhecer profundamente e alcançar seus objetivos, podendo mante-los a longo prazo.

© 2024

bottom of page